MÁSCARAS HIGIÉNICAS DESCARTÁVEIS »
 

A utilização de máscara  de proteção é  cada vez mais necessária, e em diversas situações mesmo obrigatória não só para proteção do próprio mas também dos que o rodeiam, tanto para proteção laboral como social.

A  OMS - organização Mundial de Saúde e a DGS - Direção Geral da Saúde  recomenda que a população em geral utilize máscaras com uma capacidade de filtragem mínima de 70%  como as denominadas de SOCIAIS, produzidas em tecido têxtil com certificação de organismos competentes e as DESCARTÁVEIS, com uma eficácia mínima de filtragem >90

Conheça as caraterísticas das máscaras descartáveis:

Máscara cirúrgica 

Este tipo de máscara protege o portador de partículas contaminadas que estejam suspensas no ar ou que tenham sido expelidas por alguém doente, ao mesmo tempo que previne que o portador projete essas mesmas partículas para o meio. Não são máscaras ajustáveis ao rosto, mas tapam o nariz, a boca e o queixo. Segundo uma nota do Infarmed publicada a 14 de abril do ano passado, “a principal finalidade” é a de “proteger a saúde e segurança do doente, independentemente de simultaneamente proteger também o profissional”. No entanto, estas máscaras não protegem contra a inalação de partículas muito pequenas no ar, pelo que o profissional não está protegido contra partículas finas (aerossóis).

Respirador FFP2 (ou KN95)

É um tipo de máscara mais eficaz do que a FFP1, que confere apenas 8% de fuga para o exterior. Desta forma, protegem o aparelho respiratório do portador contra partículas suspensas no ar e é adequada para “trabalhos com madeira, terraplanagens, pintura à pistola com tinta de base aquosa, bolores e fungos”, segundo a nota do Infarmed. É considerada adequada para gestão clínica pelas autoridades nacionais. De acordo com o regulador do medicamento, as máscaras FFP2 uma eficiência de filtragem bacteriana igual ou superior a 98% (mais do que as FFP1), uma pressão diferencial inferior a 40%, bem como uma limpeza microbiana igual ou inferior a 30%.

Respirador FFP3

 É o tipo de máscara facial que maior proteção confere ao portador, por se ajustar muito bem ao rosto e por ser à prova de fluidos. Em Portugal, são consideradas dispositivos médicos, recomendados para serem usados por profissionais de saúde que lidem com pessoas doentes e vulneráveis, protegendo-as e protegendo-se a si mesmos. Segundo o Infarmed, as máscaras respiradoras FFP3 são típicas para “trabalhos com produtos perigosos, como nas indústrias química, farmacêutica e papeleira, serração e filtros”. Ou seja, conferem proteção contra o novo coronavírus. De acordo com a classificação do Infarmed, as máscaras FFP3 possuem uma eficiência de filtragem bacteriana igual ou superior a 98%, uma pressão diferencial inferior a 60% (mais do que as FFP1 e FFP2), uma limpeza microbiana igual ou inferior a 30% e são resistentes a salpicos.

Qualquer duvida contate-nos e apresentaremos a nossa proposta mais adequada e as certificações correspondentes.

Confie em nós . Existimos para si

Fonte ECO

RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO

As máscaras sociais não são um dispositivo médico de proteção. Devem ser utilizadas com complemento das medidas de proteção e higienização recomendadas e no cumprimento das regras de distanciamento social, fundamentais para o controlo da pandemia Covid-19.Mais informação deve consultar https://covid19.min-saude.pt.

As máscaras reutilizáveis devem ser manuseadas de forma correta, de acordo com a orientação da DGS nº 019/2020 de 03.04.2020.

  1. Higienização das mãos, com água e sabão ou com uma solução à base de alcoól antes de colocar a máscara.

  2. Colocar a mascara com a face interna virada para a cara e a face externa virada para fora.

  3. Ajustar a extremidade rigida da máscara ao nariz, cobrindo na totalidade a boca, o nariz e o queixo, certificando que não ficam espaços entre o rosto e a máscara.

  4. Não se deve tocar na máscara enquanto estiver em utilização. Caso tal aconteça, deve ser feita imediatamente a higienização das mãos.

  5. Não utilizar por um período superior a 4 horas nem em caso de humidade. Não utilizar caso detecte alguma deficiência ou uso.

Nota Importante:

Devido à grande procura de produtos de proteção, todos os pedidos serão confirmados por ordem de data de adjudicação. Valores podem ser alterados sem aviso prévio